quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Mãe Joana de Oyá. Uma Lenda Que Se Recolhe Ao Orum


Não poderiamos deixar passar por limpo essa passagem de Mãe Joana para a eternidade.

Baluarte no Culto da Jurema Sagrada, foi aprendiz da famosa Mestra Joana Pé de Chita e filha de Iansã/Oyá.

Mãe Joana faleceu ontem (28/08/2008), atarde, acometida por um cancêr já um certo tempo, mas infelizmente não conseguiu suportar, as dores a debilitação do seu organismo frente a sua idade.

Mãe Joana, foi de Umbanda e mais tarde passou-se a comunidade Djeje-Mahi.


Mas, queremos dedicar apenas algumas palavras a essa Sra que em vida muito ensinou e muito ajudou a crescer o culto aos Orixas, mas em especial à Jurema Sagrada.

- Que Deus à tenha em ótimo lugar, que mesmo estando distante do "aye" possa ser sal e luz para nós que pertecemos em carne e osso a esse chão. Que Oyá seja guia em sua nova vida e que possa confortar a todos que essa grande Mulher deixou aqui na terra, á seus filhos do asé, seus filhos de sangue, seus afilhados de Jurema, enfim a todos que diretamente ou indiretamente participaram ao longo de todo esse tempo da sua vida. -

2 comentários:

Alexandre L'Omi L'Odò disse...

BELO REGISTRO. TEMOS MESMO QUE RECONHECER NOSSOS BALUARTES ANTIGOS E REVERENCIAR A CI~ENCIA DELES! AXÉ E MAIS UMA V~EZ PARABENS, OBRIGADO POR COLOCAR TAL VALIOSA INFORMAÇÃO.

AXÉ.

ALEXANDRE L'OMI L'ODÒ.

AfroBrasil disse...

HÁ UM EQUÍVOCO MUITO GRANDE EM RELAÇÃO À ALGUMAS JUREMEIRAS DE JOÃO PESSOA, BAYEUX E SANTA RITA, EM DIZEREM QUE VIRAM, ESTIVERAM OU FORAM ENSINADAS PELA MESTRA JOANNA PÉ DE CHITA, POIS, NA DÉCADA DE 1930 A MESMA JÁ HAVIA FALECIDO, QUANDO NENHUMA DAS DITAS JUREMEIRAS DISCÍPULAS DE JOANNA PÉ DE CHITA SEQUER HAVIAM NASCIDO AINDA.